Curitiba - uma cidade que surpreende


Eu nunca imaginei que, em um belo dia fosse visitar Curitiba. Eu sabia alguns fatos sobre esta cidade, como por exemplo, transporte publico eficiente, mas nada mais do que isso. Realmente, o transporte público em Curitiba é algo que merece atenção: é muito bom! Tem um sistema muito bem planejado dos ônibus onde você pode percorrer grande parte pela linha vermelha (ônibus biarticulado) e depois, pegar outro ônibus (inter bairros) nos terminais. Tudo isso pagando apenas uma passagem. Os pontos de ônibus estão protegidos do sol, chuva e vento, pois são cilindros de vidro fechados.
Em geral, não vi muito transito nas ruas de Curitiba; são ruas amplas e arborizadas. Também não vi muita gente nas ruas pois, aqui ninguém anda a pé, as pessoas estão dentro de ônibus ou dentro de carro. 


Outro ponto interessante são os parques: lindos, gigantes e limpos; eles são o ponto turístico da cidade. Ao caminhar 5 minutos em Curitiba, você pode ver mais arvores que numa semana em São Paulo. Dentro de alguns parques eu vi luxuosas mansões. Aqui, morar perto do parque, deve ser como morar em uma praia no Rio de Janeiro. 

O tempo em Curitiba é muito louco. Como o tempo pode mudar drasticamente durante do dia, tem que sair de casa com casaco, guarda-chuva e protetor solar. As noites são muito frias onde a temperatura baixa até uns 10 graus. Isso em novembro, gente! Como pode?!


Perto de Curitiba há duas cidadezinhas muito bonitas: Morretes e Antonina. Para Morretes se pode ir de trem. Dizem que é um dos mais bonitos passeios de trem do mundo. Não sei se é bem assim; nosso passeio foi cancelado e eles demoraram muito para fazer reembolso. A empresa se chama SerraVerdeExpress.

Morretes e Antonina são duas cidades muito bonitas, com prédios antigos e muita historia. Aqui servem o famoso barreado (algo com carne). Não sei se é bom mas, por algum motivo é famoso.


Resumindo: Curitiba é uma cidade curiosa e vale a pena conhecer. O tempo é frio, as pessoas também são bastante frias pois não falam muito. O centro histórico é pequeno, mas é bonito. Os parques são maravilhosos!





Comentários