Paraty - paraíso no interior do Rio de Janeiro


Paraty é uma pequena cidade do interior do Rio de Janeiro. Existem várias razões para visitar essa cidade: vida cultural, história e centenas de praias paradisíacas. 
O centro histórico de Paraty é patrimônio mundial da humanidade; os prédios antigos são muito lindos. Hoje em dia, dentro desses edifícios, existem vários restaurantes e lojas pequenas com souvenires ou cachaça artesanal. Nas noites de segunda-feira tem samba, na praça do centro histórico; muito bom!


Ao redor de Paraty existem sete fábricas antigas de cachaça. Todas estão abertas para visitas e degustação. Eu visitei a fabrica "Engenho d'oro"; parece mais uma fazenda. Somente 14 pessoas trabalham lá. Eles produzem cachaça, licores, doces, marmeladas e outras coisas. A entrada é simbólica: R$5,00. Pode-se conhecer o processo da fabricação da cachaça, degustar as melhores cachaças do mundo e licores.

Para chegar até lá é só pegar a van sentido Penha.


Outro lugar perto de Paraty para visitar é uma pequena vila chamada Trindade. É uma vila de pescadores com praias lindíssimas. Os ônibus para Trindade sai a cada hora; então, não é problema chegar até lá. Perto de Trindade, antes de chegar, tem entrada na trilha da Praia Brava. É uma praia muito bonita, de tirar o fôlego; no final dessa praia há uma parte nudista.


Outra praia interessante é a Praia do Sono. Para chegar até lá, tem que pegar ônibus sentido Vila Oratória; depois, haverá uma trilha de uma hora. A praia é bem grande e bonita. Há passeios de barco nos arredores, mas também se pode fazer trilha até às cachoeiras e outras praias. Na Praia do Sono tem muitos campings; é uma ótima opção para ficar lá alguns dias, para conhecer melhor a reserva da Juatinga.

É fácil ficar uma semana em Paraty, pois há coisas para fazer todos os dias e é muito fácil deslocar-se de um lugar para o outro. Este é um destino imperdível. 

Aqui em baixo como sempre é um pequeno vídeo sobre Paraty.










Comentários